top of page
Foto do escritorAmor em Ação

Piercing no umbigo

"Deixe de olhar apenas para seu próprio umbigo". Esta frase é popular e representa uma crítica a quem só pensa em si. Alguém que esqueceu de olhar para o todo ou para o próximo e sua vida é vivida com uma dimensão egoísta.

Quando deparamos com os ensinamentos de Jesus podemos perceber o quanto este repudiava o egoísmo. Até mesmo a religião judaica foi atacada verbalmente por Jesus diversas vezes por ser tão fechada em si e para si mesma. Ele tentava a todo momento anunciar o Reino dos céus como sendo para todos. Os marginalizados e excluidos pela religião podiam tocar nele. Os publicanos poderiam ser seus seguidores. Ele abriu a porta para o Reino.

Ele é a porta!

O apóstolo Paulo na carta aos Filipenses no capítulo 3 e verso 19 diz que o deus dos inimigos da cruz é o seu próprio estômago (ventre). Ou seja, mais uma vez o Cristianismo prega contra todo tipo de ação religiosa ensimesmada.

Não há espaço no evangelho para se dizer: "farinha pouca meu pirão primeiro".

Então podemos reafirmar que a ideia de apenas se preocupar com o próprio umbigo não condiz com Jesus.

Hoje em dia vivemos um tempo onde as mulheres estão "endeusando" o seu próprio umbigo. Colocam um piercing no seu umbigo e o deixam à mostra para que todos vejam o adorno em seu próprio ventre. Mas antigamente não se tinha o costume de expor o umbigo! Isto hoje é fato na cultura feminina.

Fazendo uma analogia posso perceber o quanto aquilo que deveria ser vergonhoso para a igreja tem na verdade se definido como ostentação. Pensar em si mesma e viver prioritariamente para si faz dela uma igreja que se propõe como exemplar. Pastores de todos os cantos surgem replicando modelos de igrejas que trabalham exatamente para si mesmas e por isso são "ricas e abastadas" como Laodicéia ou até mesmo verdadeiras réplicas da torre de Babel ("ergamos uma torre e façamos o nosso nome conhecido de todos"). Você lembra dessa história em Gênesis 11?

A aplicação de todos os esforços hoje para se construir uma catedral é impressionante! Uma fachada poderosa! Uma nave incrível! Cadeiras, climatização , perfil no Insta, luzes , câmera, ação!!!

De A a Z ministérios e pastores dão cabeçadas em busca de seguidores nas redes sociais. Querem que seus nomes sejam conhecidos! São firmes neste propósito investindo cada vez mais!

Ao invés de terem vergonha de pensarem somente em seus umbigos os adornam e os expõem! "vejam! Os nossos umbigos são lindos! Vejam! Nossas construções são incríveis! Através delas estamos alcançando os céus!" "Pensar e investir tanto em nós mesmos nos faz sentirmos honrados a ponto de querermos mais associados para o clube!"

Este não é o modelo bíblico!

Por conta do egoísmo

também temos alguns que não se atrevem a investir um centavo na "missão do outro". Isto acontece quando um cristão membro de uma congregação entende que deve proclamar o Reino de Deus por meio de outros ministérios e não o faz levando o estandarte da própria denominação e fazendo assim não obterá apoio financeiro. Mas se porventura este mesmo membro se propõe a tremular o estandarte local nos confins da terra aí o dinheiro surge como mágica. Pois neste caso o nome será fortalecido!

E para piorar ainda mais existem casos de quando o irmão de uma congregação quer fazer discípulos em outras regiões levando em suas mãos apenas a bandeira do Reino e a sua igreja local entende que o irmão vai parar de construir a torre local e enfraquecerá o propósito egocêntrico. Então ela o libera, mas para depois abandoná-lo no campo e o tratar como renegado. "Ninrode" o excomungará e este irmão experimentará a confusão de línguas.

Um piercing no umbigo me parece com a ideia desta igreja que fez de seu ventre o seu Deus e tudo que ela quer é que seu nome seja honrado e não exclusivamente o nome de Deus. Ela constrói para si e mais que construir ela deseja que todos vejam suas construções e com isso alcance notoriedade entre os homens. Mas ela faz isso dando a entender que Jesus está sendo honrado com tantas lindas construções como se Ele fosse "Mamom" e estivesse assentado em um trono no altar do templo pois, na verdade, esquecem que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas.

Oremos por igrejas que invistam prioritariamente em pessoas ao redor do mundo sem distinção alguma e não apenas ao redor do umbigo!

189 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page