top of page
Foto do escritorAmor em Ação

A seriedade da missão

Durante muito tempo acreditei romanticamente em missões. Aprendi assim! Fui ensinado que missões era um departamento da igreja e isto ocultava a verdade. Eclesiologei a missão ao invés de missionar a igreja. Acho que você entendeu!

No princípio, antes da igreja, antes da Bíblia, antes da fundação do mundo, Deus planejou entregar Jesus para a salvação do homem. Daí nasceu o mundo, o homem, a Bíblia e a igreja.  A missão sempre existiu quando a igreja foi fundada, aliás esta só existe para fazer cumprir a missão.

Contudo, a missão de Deus virou missões da igreja e tudo foi romantizado.  A ideia do chamado substituiu a ordenança e o que deveria ser para todos ficou para alguns. Um homem ou uma mulher encarna a ideia de Salvador da pátria e vai para um longínquo país na perspectiva de morrer por tal causa. Uau! Eu gostaria de ser um desses! Mas não deveria ser assim. Pois enquanto o missionário está longe da instituição esta quando não esquece dele  quase o abandona em detrimento dos seus negócios locais e praticamente terrenos.

De Gênesis a Apocalipse o Deus da missão busca o homem perdido mas a igreja tem dificuldade de se aliançar a isso.  Templos caríssimos, contas bancárias recheadas, fachadas exibicionistas fazem os crentes acreditarem que Jesus morreu na cruz para lhe dar uma vida boa aqui na terra enquanto o missionário come suas migalhas.  Embora teoricamente seja lindo falar no púlpito sobre missões esta dita igreja não se envolve na missão de Deus e para aliviar o peso da consciência envia uma sobra de dinheiro para missões.

Hoje aprendi que a missão deve encabeçar toda dinâmica da igreja, que biblicamente nem existe o missionário. Os apóstolos eram os missionários! Que se a igreja não entende sua responsabilidade com todos os povos de todo o mundo simultaneamente ela tende a ser partidária ou eletista. Não tem como acreditar que a fome de um ser seja menos importante que um tijolo. Que a ignorância a respeito da salvação do homem seja sem valor ante aos milhares de eventos e festas eclesiásticas.

Ser missionário é entender a missão de Deus, é entender que a responsabilidade é intransferível e coletiva! Todos devem ser  missionários, todos sem exceção são ordenados por Jesus na grande comissão que engloba proclamação do evangelho, vistar os necessitados, amar o próximo, discipular e etc.

A seriedade da missão leva um fiel discípulo a encarar a morte e as perdas. A seriedade da missão faz o crente preferir a pátria celestial, amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Isto diz respeito ao evangelho, ao exemplo deixado pelos pais da igreja.

Precisamos abraçar esta única causa, somente esta deu razão para tudo mais existir. Enquanto servimos no templo não percamos este propósito, enquanto temos comunhão com os domésticos da fé não esfriemos nosso amor, enquanto cantamos, tocamos, ensinamos e aprendemos que seja para mais fortalecidos irmos em direção aos que perdidos estão!

Antes da Bíblia antes da igreja Deus sonhou com você e todos os povos!

Seja cooperador da missão e entregue sua vida com seriedade nesta missão.

Deus te abençoe!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page